Cuidar de Bebê

O Que Causa Assaduras? Como Prevenir e Tra

Compartilhe esse artigo com seus amigos:

assaduras_no_bebe

O Que Causa Assaduras?

A assadura é um problema que afeta algumas crianças principalmente no período em que usam fraldas, em decorrência de alguns procedimentos nem sempre observados pelos pais que estão responsáveis pelos cuidados do bebê na hora de fazer a troca de suas fraldinhas.

Dessa forma, vale ressaltar que a assadura, acontece, através de irritação na pele delicada do bebê, por causa da umidade na região em que fica a fralda, ou seja, nessa parte do corpo da criancinha, o ph muda, e a não higienização correta, causa o transtorno, pois resquícios de fezes ou urina, trazem infecções secundárias, causadas por bactérias e lêvedos. A presença desses, afetam muito e como conseqüência surge a assadura.

Assim, na hora de fazer a limpeza, a região deve ser higienizada de modo que se retire qualquer resíduo referente a fezes e urinas, para isso, use toalha felpuda, água na temperatura levemente quente, mas, no caso da pele do bebê ser em sensível, use somente água, e sabonete neutro.

Porém, não é adequado a utilização de fraldas grossas, porque afetará mais a região, danificando ainda mais a pele acometida pela assadura. O uso do lenço umedecido, também, não é bom, pois tem álcool, causando ardência, e aumentando a assadura no bebê.

Como Prevenir e Tratar as assaduras?

pomada-para-assaduras

Os pais devem ficar atentos as quantias de fraldas que devem ser suficientes, para as trocas, a cada hora e meia ou então quando a criança fizer suas necessidades fisiológicas. Assim, ao trocar de fraldas no tempo previsto, evita-se problemas que geram a assadura, pois a pele não ficará úmida por muito tempo, e as fezes e a urina também não irritaram a região visto que já foram retirados, e não proporcionando que as bactérias se proliferem. Os pais podem escolher fraldas que são altamente absorventes, para o bebê ficar em protegido.

Há assaduras que resistem mais, isso porque são causadas por levedos, quando a pele delicada do bebê permanece muito tempo em contato com os dejetos humanos, ou diarréias provenientes de antibióticos, e essas assaduras causam feridas intumescidas, de cor rosa e pus na parte afetada. Até mesmo a parte da mucosa boca pode ser afetada pelas manchas de assaduras. E em casos como estes, o médico deve ser procurado, para que se trate o problema de forma eficaz.

Como prevenir a situação? Sempre trocar as fraldas quando estão sujas, limpe bem a região genital do bebê, com cuidado. Em seguida, passe a pomada contra assadura, coloque a fralda de forma que não pressione a pele e permita a circulação do ar. Deixe a pele ficar bem seca, e se possível descansar sem fralda por pelo menos algumas horas. A camada de pomada pode ser bem caprichada , pois não permitirá o contato das fezes e urina com a pele.

Mas, é essencial a orientação do médico pediatra, pois ele pode prescrever o melhor para o bebê!

Artigos Relacionados:

Dentição e baba
Travesseiros anti sufocantes para o bebê
Dicas de alimentos para bebês

Envie seu comentário
Nome:
Email:
Website (opcional):
Mensagem: