Cuidar de Bebê

Melhores alimentos para recém-nascido

Compartilhe esse artigo com seus amigos:

A alimentação do recém-nascido é um assunto que sempre gera debates e muitas dúvidas. Afinal, o que a criança deve comer? Alimentos sólidos podem ou não? Saiba que a questão é delicada, e por ser um recém-nascido, que ainda não tem todos os seus órgãos desenvolvidos, especialmente seu aparelho digestivo, apenas o leite materno deve ser indicado até os seis meses de idade. Vamos conferir a seguir os melhores alimentos para recém-nascido? Assim fica muito mais fácil organizar a rotina do seu bebê!

Baby breastfeeding

Melhores alimentos para recém-nascido

A melhor alimentação recomendada para o recém-nascido certamente é o leite materno. Não é à toa que são feitas tantas campanhas indicando o leite da mãe como principal alimento do bebê. Isso porque o leite materno deve ser o principal alimento nos primeiros meses de vida do ser humano. O alimento é fonte de proteínas, minerais, cálcio, vitaminas e deve ser priorizado até os seis meses de vida.

O leite da mãe consegue atuar na prevenção de infecções e ainda ajuda na formação do cérebro, por conter uma gordura em sua composição. Essa gordura, a tal da DHA, auxilia a encapar uma área do neurônio, o que eleva a velocidade dos impulsos nervosos, além da capacidade de raciocínio e aprendizado da criança.

amamentacao-leite-materno

 

E quando os alimentos sólidos podem ser incluídos na alimentação do bebê?

Os alimentos devem ser introduzidos na alimentação do bebê a partir dos sete meses de idade. Mas, é importante notar seus hábitos antes de começar a oferecer comida sólida a ele. Veja, por exemplo, se o bebê consegue se manter ereto, para que possa comer os alimentos sólidos sem correr risco de se engasgar. Vale citar que o corpo do bebê já se preprara para mastigar e engolir pedaços ainda quando está na fase de amamentação. Nessa etapa de sua vida, sua musculatura facial é estimulada ao sugar o peito da mãe.

Papinhas nutritivas ou purês são ótimas opções de alimentos sólidos para a rotina do bebê. Vá introduzindo outros alimentos gradualmente para que o bebê possa se acostumar com a dieta. O ideal é conversar com o pediatra de seu filho para que ele possa aconselhar sobre a melhor dieta para o bebê e dessa forma aproveitar todos os nutrientes e vitaminas que precisa para seu desenvolvimento saudável e forte, como deve ser. E não se esqueça de seguir rigorosamente todas as recomendações do médico, para que seu filho possa crescer com força e saúde.

 

papinha


Related posts:

Variedades no choro do bebê
Como desmamar o bebê, dicas
Bicos de mamadeira - diferentes tipos

Envie seu comentário
Nome:
Email:
Website (opcional):
Mensagem: