Cuidar de Bebê

Higiene íntima de bebês: cuidados

Compartilhe esse artigo com seus amigos:

 

Nos primeiros meses de vida os cuidados com a higiene íntima dos bebês, merecem atenção redobrada, principalmente em relação as suas genitais, que podem apresentar alguma irritação ou até infecções por falta de uma higienização correta.

Durante o banho ou na troca de fraldas, os pais devem considerar cuidados específicos para cada sexo, meninos e meninas possuem características próprias e sua higiene deve ser apropriada a necessidade.

Os meninos precisam de uma higiene íntima delicada e extremamente cuidadosa, uma vez que sua urina se espalha por toda parte e pode gerar uma ardência no pênis quando não higienizado corretamente. Para as meninas a limpeza deve ser realizada de frente para trás, evitando germes provenientes dos restos de fezes do ânus da criança.

Para ambos os casos, a troca de fralda por ser realizada diversas vezes ao dia pode determinar uma boa higiene dos bebês, acompanhado de banhos que se necessários podem ser realizados mais de uma vez ao longo do dia.

 

Selecionamos alguns cuidados básicos para uma melhor higiene íntima dos bebês:

  • Nos recém-nascidos a troca de fralda necessita ser realizada cerca de oitos vezes ao dia, dependendo de cada criança, é preciso manter a boa higiene em suas zonas íntimas, evitando assaduras e eczemas.
  • Faça a troca de fraldas quando a criança acordar e antes de dormir, além de realizá-la toda vez que a criança estiver incomodada.
  • Mantenha sua própria higiene antes de cuidar do bebê, afinal a pele da criança é muito fina, sensível e com poucas defesas bacteriológicas, sendo assim, lave as mãos com muita água e sabão.
  • Antes de começar a troca de fralda da criança, reúna todos os produtos necessários para higienização do bebê, os principais são: toalhas descartáveis, esponja natural, creme protetor, fralda de pano ou descartável.
  • Após a troca deixe a pele do bebê, respirar por algum tempo, sem o uso da fralda.
  • Não faça uso de talcos infantis, pois podem ressecar a pele sensível da criança, e para o caso do surgimento de irritações consulte sempre um médico especialista.
  • Na hora secar a criança após o banho, use toalhas macias e jamais friccione a pele do bebê.
  • A pele infantil é mais sensível, portanto, no banho use sabonetes líquidos com PH baixo preferencialmente.

Estes cuidados são essenciais para manter o conforto e a saúde íntima do seu bebê, através de uma higiene correta e precisa.

Artigos Relacionados:

Como dar banho em bebê recém nascido
Aprendendo a Pegar e Segurar Objetos
Bicos de mamadeira - diferentes tipos

Envie seu comentário
Nome:
Email:
Website (opcional):
Mensagem: