Cuidar de Bebê

Dúvidas e curiosidades durante a gravidez

Compartilhe esse artigo com seus amigos:

No período gestacional a futura mamãe passa por diversas mudanças físicas e emocionais, em relação ao corpo, como a aquisição de alguns quilos a mais e na mente, devido às alterações de humor, irritações, alegrias e ansiedade. São tantos sentimentos acumulados e vivenciados nesta fase, todos normais a situação.

Devido a tantas transformações, criam-se várias dúvidas e curiosidades relacionadas à gravidez e junto com estas, alguns mitos e contos transmitidos de geração em geração sem questionar a sua veracidade.

Principais dúvidas e curiosidades da gestação

A grávida deve se alimentar por dois?

  • A resposta é não, a gestante deve acrescentar apenas cerca de 300 calorias a mais em sua alimentação diária e nada mais. Esta quantidade será suficiente para ela e seu bebê em formação no útero, lembrando que suas refeições devem ser baseadas em alimentos saudáveis e sem exageros.

A gestante deve praticar atividades físicas regulares?

  • Sim, a mulher pode e deve prosseguir com os exercícios físicos diariamente se possível e respeitando sua situação, com acompanhamento de um especialista, de maneira mais leve sem esforço desnecessário, as atividades mais indicadas são: hidroginástica, ioga, natação, caminhada e pilates.

O sexo na gestação pode fazer mal ao bebê?

  • Mito, a relação sexual entre o casal deve continuar como antes da gravidez, pois este não prejudica o feto no útero, pelo contrário a endorfinas produzidas pelo orgasmo durante a relação transmitem uma sensação de bem-estar ao bebê.

Demais mitos que envolvem a gestação

  • O formato da barriga não indica o sexo do bebê;
  • Não atender os desejos da grávida, na realidade não causará nenhum mal ao bebê;
  • Os sintomas de enjoo são normais nesta fase, portanto ficar sem comer ou seguir simpatias populares não vão aliviar a situação;
  • A gestante pode praticar todas as atividades normais, assim como andar de moto, ir ao dentista, tingir e tratar os cabelos;
  • O inchaço da gravidez não é sinônimo de pressão alta, pelo contrário é bastante comum no fim da gestação e somente um médico especialista poderá confirmar sua causa.

Estes são alguns mitos e curiosidades relacionados ao período gestação, outros fatos que envolvem a gravidez parecem mentira, porém são verdadeiros ou parcialmente verdade como no caso da sauna, realmente a gestante não deve permanecer por muito tempo em banheiras de águas quentes, pois esta situação pode dilatar os vasos sanguíneos e diminui o aporte de sangue ao bebê no útero.

 

 

 


Related posts:

Gestantes e Imunidade contra a Gripe Suína
O que se avalia na Gestação?
Alertas na gestação

Envie seu comentário
Nome:
Email:
Website (opcional):
Mensagem: