Cuidar de Bebê

Cuidados nos últimos meses de gestação

Compartilhe esse artigo com seus amigos:

A futura mamãe durante a gestação passa por diferentes mudanças em seu corpo e mente, além de se surpreender com as transformações e novas funções de seu organismo. São nove meses de alterações e novas percepções da mulher com seu mundo, a aquisição de peso, humor variável, falta de apetite, entre outras, mais especiais.

Certos enxames médicos são fundamentais para uma gravidez saudável como no caso do pré-natal, são relatórios médicos periódicos que tem por objetivo verificar os anticorpos da gestante contra doenças como rubéola, toxoplasmose, sífilis, hepatite, vírus HIV, problemas crônicos de hipertensão, diabetes, obesidade, má formação do feto, entre outros.

Os cuidados não diminuem no final da gestação, pelo contrário, nos últimos meses iniciá-se os preparativos para tão esperada hora do parto, sobre a posição adequada do feto, tipo de cirurgia aplicada ou método de concepção.

Nesta fase o ventre da gestante aumenta consideravelmente, alcançado sua dimensão máxima, o que torna os movimentos da mulher mais lentos, pesados, difíceis e desconfortáveis. Há também um aumento das dores nas pernas, costas e até nas costelas. O sono torna-se irregular com a ansiedade pela espera da hora do parto e por causa da dificuldade em se adequar as posições ao se sentar e dormir.

Principais cuidados nos últimos meses de gestação

  • Neste período a gestante deve ir ao médico regularmente, por pelo menos uma vez por semana, a fim de acompanhar qualquer alteração que apareça.
  • Alguns exames são necessários e fundamentais para o bem-estar e saúde do feto e da mãe, como por exemplo, o perfil biofísico, o Doppler e o monitoramento fetal, através destes será possível prever o tipo e data do parto.
  • Nos últimos meses gestacionais, a mulher tem por obrigação descansar, dormir bastante, manter a calma e evitar situações de estresse que acabem por impulsionar o nascimento prematuro do bebê.

 

 

Artigos Relacionados:

Gravidez e o Peso
Esconda o rostinho cheio na gestação
Como não engordar muito na gestação?

Envie seu comentário
Nome:
Email:
Website (opcional):
Mensagem: