Cuidar de Bebê

Como desmamar o bebê – dicas

Compartilhe esse artigo com seus amigos:

Uma dúvida recorrente a muitas mães é: qual o momento certo de desmamar seu bebê?

Este é o primeiro desligamento dentre tantos que ocorrerão de forma natural no decorrer da vida da criança. Por este motivo muitos pais, ou melhor dizendo mães, se sentem tão inseguras em desmamar seus filhos e por vezes, acreditam acabar influenciando na nutrição da criança, além de romper o vínculo afetivo.

 

Questionamentos existem nessa hora e para esclarecer algumas destas questões, selecionamos determinadas dicas a fim de ajudar os pais de primeira ou mesmo os de outras viagens a escolher o melhor momento para começar a desmamar seu bebê, veja:

  • Não existe um momento ideal, mas não se desespere a Organização Mundial da Saúde, indica que o melhor período para amamentar exclusivamente a criança com leite materno é ate os seis primeiros meses de idade, após este momento a amamentação torna-se complementar até os dois anos.
  • Ao começar a oferecer leite a seu bebê, de preferência por servi-lo no copinho, a mamadeira pode causar problemas com a mastigação e a fala. Acredite mesmo os bebês já são capazes de tomar líquido em copo, desta forma é ingerida nos berçários das maternidades.

  • Escolha o leite de acordo com a necessidade do bebê, antes de desmamar a criança consulte um pediatra, o especialista indicará a melhor fórmula disponível no mercado para alimentar o seu filho.
  • Para desmamar o bebê, vá substituindo aos poucos e sem pressa o leite materno por outros alimentos (leite, suco de frutas, papinha, entre outros), alterne a alimentação, verificando sempre a reação da criança, afinal cada uma tem o seu tempo de desmamar.
  • O bebê pode ficar um pouco irritado no começo do desmame, isso acontece porque antes estava totalmente acostumado a uma situação confortável e afetiva, por isso, vá alternando os novos alimentos aos poucos e não desista a mudança é necessária ao desenvolvimento do bebê.
  • A criança não ficará desnutrida ao parar de receber o leite materno, mas para isso, é fundamental o acompanhamento de um especialista e sempre obedecer à indicação da OMS, até os seis primeiros meses de vida o aleitamento deve ser exclusivamente com base em leite materno.

Artigos Relacionados:

Fotos de Bebês Famosos
Bebês prematuros, como cuidar?
Decoração de pratos infantis

Envie seu comentário
Nome:
Email:
Website (opcional):
Mensagem: