Cuidar de Bebê

Catapora

Compartilhe esse artigo com seus amigos:

A catapora também é conhecida como varicela e é uma doença muito contagiosa causada por um vírus chamado Varicela Zoster e esta é uma doença mais comum da infância, principalmente porque só se pega catapora uma vez. Sua principal característica é o corpo coberto por pintinhas vermelhas e elas começam no tronco da criança, espalhando-se rapidamente para o rosto, braços e pernas. A catapora espalha-se tmbém para dentro da boca, do nariz, das orelhas e de outros orifícios do corpo.

Depois de um tempo, as pintinhas vermelhas se transformam em pequenas bolhas de água, que quando começam a cicatrizar, de 4 a 5 dias, formam casquinhas e caem. Quando estas feridas são coçadas, infeccionam e deixam a pele com cicatrizes permanentes ou seja não somem jamais e deixa a criança com febre alta, coceira na pele, cansaço, cefaléia e perda de apetite.

Jamais deixe a criança tomar friagem, ficar sem roupa e coçar as feridas. Algumas crianças que tomam friagem quando está com catapora, corre o risco de ela recolher, ou seja é muito perigoso, pois algumas crianças chegaram a falecer, devido não tomarem os devidos cuidados com a catapora. O ideal é a criança ficar em casa sob os cuidados da mãe!

Artigos Relacionados:

Brotoeja o que é e como evitar
Crianças e o Colesterol: Como Resolver?
Dengue em Crianças

Envie seu comentário
Nome:
Email:
Website (opcional):
Mensagem:

Comentários (11)

Envie um comentário
  • Evane diz:

    Oi bom dia, A minha filha tem 4 anos deu catapora, mas foi pouca. Quando estava já secando ela tomou banho de piscina . uma semana depois ela começo a dar febre alta, e já faz 4 dias, Estou dando atibiotico pq vi q a garganta dela éstá inflamada. as veridas já cicatrizaram.Pode ocorrer da catapora voltar e dar na garganta? o q posso fazer?

  • luciene diz:

    bom dia gostaria de saber como evitar coceira no período da catapora.

    att. luciene

  • arlee diz:

    meu filho esta com catapora saiu demais na boca no ouvido todo corpo da mo dozinha ele so tem 1 aninho

  • Adriana diz:

    meu sobrinho e doze anos estar com catapora, o meu outro sobrinho só tem 9 messes é grave se ele pegar pois morram na mesma casa.

  • Roseli gonçalves martins rossi diz:

    O meu filho de 5 anos esta com muita catapora ele é hemofilico e esta com muita catapora dentro da boca não come e não bebe estou preocupada já levei ao médico mais esta muito dificíl gostaria de saber se voçês poderia me ajudar..
    Será que tem alguma coisa que posso fazer para melhorar as feridas de dentro da boca por favor se puder me ajude

  • Julia diz:

    Bom, eu estou com pequenas feridas no corpo, mas são poucas.
    Da muita coceira, já tive catapora mas vi algumas fotos porem estas fotos estão como as minha feridas.
    É catapora? O que posso fazer?

  • lili diz:

    como cuidado meu bb

  • angela diz:

    gostaria de saber se pode ficar com o ventilador ligado para ela no periodo em que esta com catapora

  • vini diz:

    oi, meu filho tem 1 aninho e está com catapora há uns 4 dias, estamos dando banho de tres a quatro vezes por dia com permanganato de potassio, porem nasceu hoje uma na lingua e está incomodando muito e pra ele dormir a noite dá o maior trabalhao porque está incomodando muito a linguinha dele, o que posso fazer para aliviar essa agonia na lingua dele?

    me ajudem!!!

  • daiane cristina paes landim felipe diz:

    oi minha bebe esta com cataporaa tres dias tem muitas espalhadas pelo corpo estou com muito medo e não sei o que fazer me ajudem por favor ela ñ esta dormindo bem

  • Sandra diz:

    Bom dia Daiane, tudo bem? A melhor opção é buscar auxílio de um pediatra, o quanto antes, pois somente um médico poderá indicar o melhor tratamento para o seu bebê. Obrigada pela visita ao site.
    Att