Cuidar de Bebê

Atividades permitidas após o parto

Compartilhe esse artigo com seus amigos:

 

As bruscas mudanças físicas  e as alterações hormonais, que as futuras mamães passam durante o período gestacional, podem ocasionar alguns quilos extras, acumulados no decorrer dos nove meses e também após o nascimento do tão esperado e querido bebê.

Para combater este excesso de peso desnecessário, já existem atividades permitidas após o parto, praticadas durante este período, auxiliando as mães neste momento tão complexo e repleto de obrigatoriedades em prol do recém-nascido, para que estas não se descuidem e tornem-se menos ansiosas e angustiadas com tantos cuidados maternos.

 

Durante o pós-parto e antes de efetuar qualquer atividade, seja física ou social, a mulher deve se preocupar com sua própria alimentação e evitar todo tipo de guloseimas e comidas gordurosas, mesmo que seja para “compensar” a drástica queda hormonal sofrida após o parto.

Ainda nesta fase, a mulher necessita dar preferência a alimentos balanceados e ricos em nutrientes, pois seu corpo vai naturalmente com o passar dos dias, retornando ao peso normal, de antes da gestação.

Uma dieta equilibrada e rica em fibras é a mais recomendada a recentes mamães, junto com as atividades permitidas após o parto. Nutrientes que auxiliam no bom funcionamento intestinal e na produção adequada do leite materno. Também é fundamental que a mulher aumente seu consumo de líquidos e evite a ingestão de alimentos corantes, doces, chá preto, chocolates, gordura insaturada e cafeína.

Em termos de atividades físicas pós-parto, o tempo necessário para começá-las irá depender do tipo de parto aplicado durante o nascimento do bebê, se for normal ou natural, a mamãe poderá praticá-la logo após duas semanas, já para o caso de uma cesariana, os exercícios devem começar somente após seis meses.

Em geral, médicos obstetras liberam a mulher para prática de atividades, após o período chamado de quarentena. A frequência destes exercícios, devem se iniciar sempre com os mais leves aumentando de intensidade gradualmente, de maneira que jamais prejudique a produção do leite materno.

As modalidades físicas mais indicadas para o pós-parto são: a caminhada, a bicicleta ergométrica, a hidroginástica e até a musculação leve. Todas acompanhadas por um profissional especializado e com duração de 30 a 60 minutos por dia, cerca de duas vezes por semana.

 

 


Related posts:

Bebê Conforto, onde comprar
Dificuldades no Aprendizado
Dicas de alimentação infantil

Envie seu comentário
Nome:
Email:
Website (opcional):
Mensagem:

Comentários (2)

Envie um comentário